Normas – Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão

Normas – Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão

MODELO DE ARTIGO

Utilize o modelo a seguir para a elaboração do artigo em concordância com as normas aqui descritas.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  1. Os artigos devem ser inéditos e os autores devem comprometer-se a não submeter a outros periódicos; devem ainda relacionar-se com um dos eixos temáticos da publicação e respeitar a estrutura e a formatação proposta;
  2. Os artigos devem conter entre 14 e 20 páginas;
  3. A redação científica deve apresentar clareza e concisão; 
  4. Os trabalhos podem ser elaborados individualmente ou em coautoria; 
  5. Os autores se responsabilizam pela originalidade e veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos enviados; 
  6. Os autores cedem à Revista os direitos de publicação na versão on-line; 
  7. A Coordenação Editorial analisará a conformidade dos trabalhos submetidos às condições estabelecidas para submissão.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA

Os artigos científicos e revisões devem ser encaminhados exclusivamente via correio eletrônico da Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, pelo contato: [email protected].br

Toda contribuição deverá ser original e inédita. Os trabalhos já publicados ou sob consideração em qualquer outra publicação não serão aceitos. Os artigos deverão ser encaminhados no idioma Português.

1) RESUMO:

Deve conter entre 100 e 250 palavras. As informações do resumo devem ser objetivas e informativas. Deve conter objetivos, justificativa, metodologia, resultados e conclusões. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples.

2) PALAVRAS-CHAVE:

Deve conter no mínimo três e no máximo seis palavras-chave, em ordem alfabética. Não devem conter palavras que apareceram no título. Devem iniciar com letra maiúsculas e ser seguidas de ponto.

3) ABSTRACT:

Tradução para o inglês do texto contido no “Resumo”. Deve ser redigido em inglês científico, evitando-se sua tradução por meio de aplicativos comerciais. O texto deve ser justificado e digitado em espaço simples, começando por Abstract, em parágrafo único. Deve seguir os mesmos padrões do “Resumo” e ser todo em itálico.

4) KEYWORDS:

Seguir as palavras-chave, deve ser redigido em inglês, evitando-se sua tradução por meio de aplicativos comerciais.

5) INTRODUÇÃO:

Deve motivar o leitor dando uma visão geral sobre o estudo apresentado. Colocar os objetivos e as justificativas que levaram o(s) autor(es) a fazer a pesquisa/investigação, questões de pesquisa.

6) FORMATAÇÃO:

O texto deve ser digitado no Microsoft Word, formato A4, fonte arial, tamanho 12, espaço 1,5 cm (exceto Resumo, Abstract e Tabelas, que devem ser elaborados em espaço simples), margem superior, inferior, esquerda e direita de 3; 2; 3; e 2 cm, respectivamente.

As páginas são numeradas, com a numeração aparente a partir da 2ª página. Conforme template .docx.

As páginas são numeradas, com a numeração aparente a partir da 2ª página. Conforme template .docx.

7) TÍTULO:

O título do artigo deve estar centralizado na página com letras maiúsculas em negrito, Arial, tamanho 14 e espaçamento simples. Não pode ter mais que 3 linhas. Deve ser preciso e informativo. Indicar sempre a entidade financiadora da pesquisa, como primeira chamada de rodapé numerada.

8) AUTORES:

Os autores devem ser apresentados abaixo do título com nome completo, constando em nota de rodapé a titulação, seguido do nome da instituição onde foi desenvolvido e endereço eletrônico. Com formatação em Arial, negrito, centralizados e em tamanho 12, permitindo-se no máximo 3 autores. O orientador é considerado autor.

9) ESTRUTURA:

O artigo deverá ter de 15 a 20 páginas e ser dividido nas seguintes partes, quando apropriado, numeradas nessa ordem:

    1. Introdução;
    2. Referencial teórico e trabalho correlatos;
    3. Material e métodos ou desenvolvimento
    4. Resultados e discussão;

Considerações finais;
Referências bibliográficas;

Obs.: Títulos e subtítulos são recomendados, sempre que necessários, mas devem ser utilizados com critério, sem prejudicar a clareza do texto.

10) MATERIAL E MÉTODOS OU DESENVOLVIMENTO:

Descrição clara e com referência específica original para todos os procedimentos realizados na pesquisa.

11) RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Após apresentar o método, seu texto deve trazer os resultados de sua pesquisa e uma discussão sobre eles.

12) TABELAS, FIGURAS E QUADROS:

Para figuras, tabelas e quadros, o título deve ser colocado na parte superior, sendo que a figura deve ser citada no texto ANTES de ser apresentada.

Figura 1 – Arquitetura de computação em nuvem.

Fonte: ELMASRI; NAVATHE, 2011, p. 35.

Exemplos para tabelas e quadros:

Tabela 1: Relação entre nível de serviço executado com padrão Z.

Fonte: Peinado, 2017, p. 34.

Quadro 1 – Principais vantagens e desvantagens para a utilização da água pluvial.

Fonte: adaptado de MOITINHO (2009).

13) CITAÇÕES NO TEXTO:

As citações deverão seguir as normas ABNT (NBR10520/2002), autor-data. Artigos com três ou mais autores, cita-se o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.”.

14) TRABALHOS ENVOLVENDO SERES HUMANOS:

Quando houver apresentação de resultados de pesquisas envolvendo seres humanos, citar o número do processo de aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, conforme Resolução n° 196/96, de 10 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde.

15) CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Considerações Finais devem ser apresentadas de forma clara e objetiva, destacando os principais resultados obtidos e contribuições, comentários sobre a importância ou relevância, além de dicas para trabalhos futuros.

ATENÇÃO: As normas descritas nesta página podem sofrer alterações no layout de acordo com o dispositivo utilizado para acesso ao site. Baixe a versão PDF das normas no link do topo da página.